Como Responder - Me Fale Sobre Você? - na Entrevista de Emprego.
90 segundos são tempo suficiente para o recrutador não ir com a sua cara.
Obrigado por ler a newsletter! Esse artigo faz parte de uma serie que irei escrever sobre o processo seletivo das empresas.
Se quiser acompanhar mais, se inscreva!
Atenção! Você está prestes a entrar em um processo seletivo e precisa se destacar entre os demais candidatos.
A primeira pergunta de todo processo seletivo sempre é: "Me fale sobre você". Essa pergunta traz grandes desafios para o candidato e os mais comuns são:
Autoconhecimento: Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em se conhecer profundamente e falar sobre si mesmas de forma objetiva.
Medo de parecer presunçoso: Algumas pessoas têm medo de parecer presunçosas ao falar sobre suas realizações e habilidades, então acabam minimizando suas qualidades.
Nervosismo: O nervosismo é comum em situações de processo seletivo e pode prejudicar a habilidade de se expressar de forma clara e coerente.
Falta de planejamento: Muitas vezes, as pessoas não se preparam adequadamente para responder a pergunta "Me fale sobre você", o que pode resultar em uma resposta desorganizada e sem sentido.
Na minha opinião, todos esses problemas são resultantes da falta de estrutura.
Muitos acreditam que o conselho "seja você mesmo" é o suficiente, mas na verdade, esse é o pior conselho a ser seguido. A não ser que você seja um excelente ator na arte da improvisação, existem grandes chances da sua resposta parecer incoerente e despreparada.
De acordo com uma pesquisa feita pelo site whattobecome.com, os recrutadores rejeitam 33% dos candidatos nos primeiros 90 segundos de interação.
Saber fazer entrevistas de emprego é uma habilidade que pode e deve ser aprimorada.
40% dos recrutadores rejeitam pessoas que não mostram confiança em si mesmas.
Conte mais do que a sua biografia
Responder à pergunta "Me fale sobre você" começa com a compreensão de que o entrevistador já conhece seu histórico profissional graças ao seu currículo.
Realizar um monólogo com base na sua página do LinkedIn é inútil, mas os candidatos a emprego o fazem o tempo todo.
Lembre-se de que as entrevistas são mais sobre criar correspondências fortes do que provar qualificações. Se você não fosse qualificado, não estaria na sala.
Este também não é o momento de revelar informações pessoais sobre sua vida, como sua vida familiar, férias recentes e obsessão pelo Palmeiras. Isso pode vir mais tarde, quando a entrevista estiver se desenrolando (e o tom estiver mais informal).
Por enquanto, aproveite ao máximo este momento inicial fazendo uma impressão significativa. (Mesmo se você for muito fan do Abel Ferreira, se controle).
Como se preparar então?
Identifique o que a empresa precisa especificamente desta vaga.
Personalize sua resposta para se posicionar como a melhor pessoa para preencher essa necessidade.
Identifique as habilidades desejadas
Entender a necessidade da empresa envolve examinar a descrição da vaga de emprego como se fosse um mapa do tesouro e extrair seus segredos.
Frases como "obrigatório", "precisa ter" e "altamente desejável" significam o que dizem, então destaque esses pontos em sua preparação.
Preste atenção especial aos itens sob títulos como: Qualificações, Principais Responsabilidades ou Principais Atividades.
Em seguida, faça o seguinte: adicione esta pequena frase no inicio de cada ponto importante que você identificou - “eles estão procurando alguém que..”
Vamos fazer juntos - Exemplo de uma vaga que peguei do Linkedin:
Os pontos importantes que identifiquei nesta vaga são:
Eles estão procurando alguém que tenha conhecimento sobre gestão de produto atrelada a gestão de projetos e também inteligência de mercado.
Eles estão procurando alguém aqui tenha experiencia gerindo times e que saiba lidar com clientes internos.
Personalizando a resposta para dar “Match" com a vaga.
Agora, use a seguinte estrutura:
Presente
Passado
Futuro
Comece explicando o que você faz atualmente - caso esteja sem emprego - busque destacar que você esta estudando para voltar ao mercado de trabalho.
Eu faria mais ou menos assim < o presente > :
Bom dia, obrigado pelo seu tempo e por me entrevistar hoje.
Me chamo Heitor Sasaki, sou Engenheiro de Produção e trabalho atualmente como Gerente Global de Aplicações. Sou responsável pela implantação da ferramenta CPQ em todos as unidades da empresa e trabalho diariamente com metodologias e ferramentas de gestão de projetos.
Sou líder de um time de desenvolvedores responsável pelo desenvolvimento, teste e implantação de melhorias ao sistema. Além disso - uma das minhas principais atividade é estar sempre em contato com o PMO para escalar escalar riscos e desbloquear atividades que possam impactar a equipe e o projeto.
(Percebe como utilizei os pontos destacados?)
Depois de ter explicado o presente, vá para o próximo passo. Explique o que você fez no passado e lembre-se SEMPRE de conectar a sua resposta com a descrição da vaga de emprego que você está concorrendo.
O <passado> seria assim no meu caso:
Meu perfil é bem eclético e tive diferentes experiencias no passado - ja trabalhei como analista de dados, analista de pricing e também como trainee em Marketing de Produto.
Tenho conhecimento de SQL, Python e de metodologias para resolução de problemas. Transito bem entre as áreas técnicas e comerciais e consigo me comunicar bem com qualquer tipo de stakeholder, seja externo ou interno.
(Percebe como utilizei os pontos destacados?)
E por fim, o <FUTURO>.
Aqui, voce quer mostrar para o recrutador a vontade de trabalhar com eles:
Baseado no que eu li na descrição da vaga, penso que meu perfil se encaixa perfeitamente ao que você procura. Tenho vasta experiencia em projetos e no trato com agentes internos e externos.
Tenho certeza que mostrarei serviço rapidamente e estou ansioso para trabalhar com vocês.
Você tem alguma pergunta sobre o meu perfil?
Escrevi essa introdução em 5 minutos, está boa mas pode melhorar.
Você percebe que estou constantemente vendendo o meu peixe. Não falo de hobbies ou vida familiar. O recrutador não liga pra isto.
VENDA SEU PEIXE A TODO MOMENTO!
Treino Treino e Treino
Depois de escrever a sua resposta no papel, treine em voz alta.
Falta de confiança durante a entrevista é o motivo pelo qual 40% dos entrevistadores não levam o candidato para a próxima fase.
Portanto, treine em voz alta pois lhe dará mais confiança e você vai parecer mais leve durante a entrevista. O recrutador com certeza irá notar.
Lembre-se sempre:
Fazer entrevista de emprego é uma habilidade que pode e deve ser aprimorada.
.
.
Estruture a sua entrevista e pratique
Responder à pergunta "Me fale sobre você" em um processo seletivo é um grande desafio que pode ser superado com preparação e planejamento.
É importante lembrar que a entrevista é uma oportunidade para criar correspondências fortes e não apenas para provar qualificações, já que o histórico profissional está presente no currículo.
É necessário identificar o que a empresa precisa e personalizar sua resposta para se posicionar como a melhor pessoa para preencher essa necessidade. Além disso, é fundamental conhecer as habilidades desejadas, que podem ser extraídas da descrição da vaga.
Na hora do “vamo ver” utilize o framework (Presente, Passado e Futuro) e tenho certeza que você vai se dar bem na sua próxima entrevista.
Gostou?
Vou continuar com a série sobre entrevistas, então por favor se inscreva para acompanhar mais!
Também criei um canal no Discord para ajudar com uma opinião ou conselho:
https://discord.gg/48z2Enf93Z
Me segue lá no Linkedin:
https://www.linkedin.com/in/heitorsasaki/
o cara não para de acertar, parabéns amigo pelo conteúdo
Excelente conteúdo !