O Segredo dos Consultores (Pirâmide de Minto)
Consultores usam esse método toda hora pra apresentar propostas e ideias - Aprenda com os melhores.
É meu desejo que você esteja adquirindo conhecimentos novos ou reforçando conceitos que estavam adormecidos em sua mente.
O objetivo principal é agregar valor tanto à sua vida profissional quanto pessoal.
Caso ainda não seja inscrito, não hesite em fazê-lo. Sua inscrição é uma motivação adicional para que eu continue aprimorando e compartilhando conteúdo de qualidade.
Siga nas redes:
Dashboard não é o único meio de comunicar insights!
Muitos analistas acreditam piamente que um dashboard elegante, repleto de gráficos deslumbrantes é a maior prova técnica que podem oferecer aos gestores da empresa.
Eles pensam que o dashboard é o ápice da comunicação e transmissão de insights dentro da organização.
Bem, é hora de despertar para a realidade - esses analistas não poderiam estar mais errados.
Antes de você fechar esse artigo, deixe-me explicar.
Na maioria das empresas, especialmente aquelas que ainda estão amadurecendo na jornada de análise de dados, a alfabetização em dados é ainda um desafio.
Como resultado, seu magnífico dashboard - que, vamos admitir, pode ser o top das galáxias - corre o risco de ser solenemente ignorado. E a culpa não é sua, nem do dashboard.
O motivo é simples.
Embora o dashboard seja uma ferramenta poderosa, ele não se sustenta sozinho quando a audiência não está totalmente preparada para interpretar e aplicar os insights que ele fornece.
Então, como um analista, você precisa ser mais do que um mestre em dashboards.
Você precisa aprender a arte de transmitir seus achados de forma concisa e impactante, seja através de uma apresentação no PowerPoint, um email bem redigido ou mesmo um relatório PDF.
Na newsletter de hoje, vou te contar uma metodologia que você pode usar na hora de escrever seus achados!
Vamos lá!
A análise de dados não é só sobre descobrir insights - é sobre garantir que esses insights sejam compreendidos e aplicados.
Como estruturar seus insights
Como vocês sabem, sou um grande fã de templates e frameworks.
O método que escolhi para discutir hoje é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas utilizadas pelas consultorias de elite como a McKinsey, BCG, Bain & Co - A Pirâmide Minto.
A Pirâmide Minto é um método de estruturação de pensamentos e ideias de maneira clara e lógica, ajudando a transmitir informações complexas de maneira mais compreensível.
O nome vem de Barbara Minto, uma consultora do McKinsey, que criou este método na década de 1970.
Mas o que exatamente é a Pirâmide Minto e como ela funciona?
Imagine uma pirâmide, em que a ponta representa a ideia principal ou a conclusão que você quer que o seu público chegue. Esta ideia deve ser clara, concisa e fácil de entender.
Agora, imagine que essa ponta da pirâmide é suportada por uma camada logo abaixo, que é composta de argumentos ou pontos que apoiam diretamente a sua ideia principal.
Cada um desses argumentos pode, por sua vez, ser dividido em mais detalhes ou evidências, que formam as camadas subsequentes da pirâmide.
Ao usar a Pirâmide Minto, você começa pelo topo, ou seja, pelo ponto principal, e depois desce, explicando os pontos que suportam essa ideia principal.
Este método ajuda o seu público a entender e aceitar sua ideia principal à medida que você apresenta argumentos lógicos e convincentes.
No fim das contas, a Pirâmide Minto não é apenas uma forma de organizar informações, mas também uma estratégia para comunicar ideias complexas de maneira eficaz.
Alguns exemplos pra fixar o conceito
Na figura acima você consegue enxergar claramente a estrutura da pirâmide.
O ponto principal está claro → Melbourne é vista como uma cidade cultura e criativa.
Logo abaixo estão os argumentos chave
Australianos também possuem a mesma percepção
Estrangeiros também possuem a mesma percepção
E mais abaixo - os detalhes para apoiar o seu argumento e ponto principal.
Claro, direto e fácil de ler.
Essa estrutura ajuda a manter a atenção do leitor também, já que começamos a ler de cima para baixo.
Outro exemplo:

Cuidado!
Um erro que sempre noto em apresentações é o mal uso do título do slide.
No lugar de de deixar claro o objetivo do slide no título, muitos analistas deixam um texto genérico que não agrega em nada, como por exemplo:

Dica Extra!
Algo que faço ultimamente é pedir para o Chat GPT transformar meus e-mails (não confidenciais) e documentações no formato da Pirâmide de Minto.
Basta pedir algo do tipo:
Por favor, escreva o texto abaixo usando a estrutura da Pirâmide de Minto - meu ponto principal é X, Argumentos chave são Y,Z,W e materiais de apoio são A,B,C.
Funciona que é uma beleza.
Tente.
Agora vá e aplique!
A Pirâmide Minto não se limita apenas a apresentações ou argumentos complexos em consultorias de gestão. Ela é uma ferramenta incrivelmente versátil que pode ser aplicada em diversas situações da vida profissional e pessoal.
Ao explicar os resultados de uma análise de dados, por exemplo, você pode usar a Pirâmide Minto para apresentar de maneira clara e lógica suas conclusões, apoiadas pelos insights que você encontrou
Em uma entrevista de emprego (quando tem apresentação), a Pirâmide Minto pode te ajudar também.
Naturalmente a pirâmide vai fazer parte da suas apresentações e você nem vai pensar mais nela. Mas para quem está começando, é uma excelente ferramenta para se ter no seu cinto de utilidades.
Espero que tenha gostado dessa edição! Conte-me mais nos comentários (ou DM no Linkedin), gostaria de saber sua opinião sobre as próximas edições, o que você gostaria de saber?
.
.
Não esquece de checar o template Notion (varios cursos gratis lá) e se inscrever na Newsletter!
Para assinantes anuais, compartilho com você o meu template Notion de Gestão de Projetos!